A NET Travel Viagens, informa que está aberta a temporada de férias: é hora de viajar. E em meio ao misto de felicidade e ansiedade, é inevitável lançar mão de um drink durante o voo. E aí vem a dúvida clássica: nas alturas, o efeito do álcool é maior?
Sim é comum sentir uma embriaguez mais intensa dentro do avião, em virtude de menor pressão atmosférica, causada pela altitude, tem como resultado menos oxigênio no ar e consequentemente no sangue, causando uma sensação de tontura e moleza por si só. Então da para afirmar que é comum sentir-se mais bêbado voando do que em terra, consumindo a mesma quantidade de álcool.
O risco que se corre é que o ar seco dentro da aeronave somado ao efeito diurético do álcool, pode levar a uma desidratação mais rápida, do que em terra. Por isto é sempre aconselhável consumirmos água entre as bebidas alcoólicas. Não consumir muitos alimentos salgados também pode ajudar.
Por isto devemos prestar atenção, pois cada companhia tem suas regras com relação ao serviço de bordo com relação ao álcool.
O comportamento indisciplinado ou atos decorrentes de abuso de álcool, são considerados violações do direito internacional, o piloto no comando está autorizado a desembarcar ou entregar um passageiro indisciplinado para uma agência de aplicação da lei.
Sugestão: o consumo de 1 ou 2 doses durante a refeição principal. Recomenda-se que grávidas e menores de 18 anos, além de idosos e pessoas que façam uso de medicamentos não façam uso do álcool durante o voo.